EDUCAÇÃO
A Teoria Histórico‐Cultural de Vygotsky Implicações Psicopedagógicas
Formas de pagamento
Formas de envio
Detalhes do produto
Resumo: Este é um trabalho derivado de reflexão de longo prazo em que as autoras, cada uma a partir de suas vivências como educadoras, retomam a obra de Vygotsky procurando pensá-la em termos de suas implicações para a prática educativa e psicopedagógica. Conceitos seminais são revisitados, aprofundados e ampliados num caminho discursivo que passa por uma análise epistemológica, a qual põe em destaque os fundamentos teórico-filosóficos subjacentes ao modo de ver do socioculturalismo dialético. Isso significa, para a psicologia e também para a pedagogia, a superação de abordagens reducionistas, mecanicistas e empobrecedoras, presentes em diversas propostas contemporâneas de grande prestígio nesses cenários disciplinares. Ao assim fazê-lo buscam contribuir com o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexivo, plural, interdisciplinar e transdiciplinar, condição básica para fertilizar em nós as atitudes democráticas, bem como as aspirações por aquilo que é bom e belo".
Autor (es): Denise Machado Duran Gutierrez, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas e Gloria Fariñas Léon. (Orgs.)
Editora: EDUA
Ano: 2015
Idioma: Português
Formato: 14 x21 cm
Páginas: 75p.
ISBN: 978-85-7401-776-1